Estudo sobre a formação e concepções de professores de química sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino

Autores/as

  • Francyene Souza Portela
  • Paulo Ricardo da Silva

Resumen

Dentre os diversos sujeitos que compõem a comunidade escolar (Estudantes, Professores e Gestores), as visões acerca da temática Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apresentam-se em diferentes formas e compreendê-las pode auxiliar a implementação destas ferramentas de maneira significativa para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo investigar as relações de professores com as TIC’s, na perspectiva da formação destes sujeitos, bem como da utilização das Tecnologias pelos mesmos. Foram realizadas entrevistas com 5 professoras de Química que atuavam como supervisoras do PIBID e os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Como resultado verificamos que mesmo não tendo vivenciado discussões sobre o uso de TIC’s ao longo da formação inicial, as mesmas possuem visões críticas a respeito deste tema e a experiência profissional possui forte influência nos discursos produzidos. 

Publicado

2019-05-30