Um olhar para a escrita na educação a distância a partir da atividade intitulada “a função social da escola e a participação social”
Resumen
A Educação a Distância (EaD) vem assumindo um papel importante na proposição de políticas públicas educacionais. Essa modalidade de ensino proporciona a cada indivíduo autonomia para gerir seu tempo em relação à educação e encontra-se no seio de grandes reflexões e pesquisas. Para o presente estudo discutem-se pontos relativos à escrita na EaD diante de uma atividade proposta para licenciandos em Química do curso a distância da UFJF a partir do gênero textual carta. Apoiando-se no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) observa-se em relação à escrita dos discentes, sobretudo no ato de criar um texto e se identificar como autor, que tal instância pode ser observada em trechos em que a criatividade é utilizada para expor um conceito ou observação sem ter que lançar mão do repetitivo ou da cópia, com uma abordagem de escrita diferenciada, para a reflexão sobre o que é proposto.