Percepções de alunos e professores sobre as aulas práticas de ciências em escolas estaduais de Formosa (GO)
Resumen
A utilização de laboratórios de ciências permite uma abordagem diferenciada dos fenômenos estudados e facilita a correlação entre teoria e prática. O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização destes espaços, em duas escolas públicas, de tempo integral, em Formosa (GO). Professores e coordenadores foram questionados sobre a frequência e a forma de utilização dos laboratórios, bem como sobre a formação que eles tiveram para conduzir aulas práticas. Os alunos de 2º ano do Ensino Médio foram interrogados sobre a avaliação deles quanto a estas aulas. Todas as informações foram levantadas a partir das respostas a questionários semiestruturados específicos para cada tema. As atividades experimentais acontecem frequentemente, revezando os professores que as conduzem, que dispõem de tempo para a elaboração das atividades em conjunto. Embora a maioria dos estudantes avalie positivamente a experimentação, eles também apontam diversas dificuldades encontradas, no que diz respeito à infraestrutura escolar e a aspectos pedagógicos. Com isso, é possível concluir que estas escolas estão de acordo com os documentos oficiais que propõem a utilização de aulas experimentais no Ensino Médio, apesar de serem percebidos alguns problemas no planejamento destas atividades.