Abordagem ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de química no Estado de Goiás: uma análise das matrizes curriculares

Autores/as

  • Nilma Silvânia Izarias
  • Marcelo Franco Leão
  • Bruno Bottega Dell’Osbel
  • José Claudio Del Pino
  • Eniz Conceição Oliveira

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar se a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) constitui a estrutura curricular dos cursos de formação inicial de professores de Química de instituições públicas do Estado de Goiás/Brasil. Essa pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, recorre a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) para verificar a presença dessa abordagem (CTS).  Essa análise documental foi realizada entre os meses de novembro/2017 a março/2018 e coletou as informações em 11 PPC de cursos ofertados por instituições goianas. Foi constatado que estas instituições de ensino estão reformulando e adaptando os PPC e os currículos para atenderem as orientações da Resolução CNE/CP 02/2015, que estabelece diretrizes para os cursos de licenciatura no Brasil. Com relação ao enfoque CTS, todos os PPC abordam esta temática.

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Publicado

2019-05-14