Percepções de professores de química em formação, sobre assuntos de gênero e sexualidade e as possibilidades de abordá-los no ensino de química

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin

Resumo

A formação do professor de química sobre assuntos de gênero e sexualidade é um assunto pouco abordado e explorado.  O objetivo do trabalho foi explorar as percepções de professores de química em formação sobre assuntos de gênero e sexualidade e as possibilidades de abordar esses assuntos no ensino de química. Na pesquisa de tipo exploratório, participaram 19 professores e professoras de química em formação inicial da universidade federal do acre. Os sujeitos participaram respondendo um questionário acerca de seu nível de concordância sobre diversas afirmações que trataram de assuntos de gênero, sexualidade, orientação sexual e a possibilidade de abordar esses assuntos no ensino de química. A análise dos dados permitiu identificar a heterogeneidade de percepções dos futuros professores e a necessidade de pensar práticas transgressoras e criticas fora das convenções sociais binarias, androcêntricas e heteronormalizadas do gênero e da sexualidade para a formação do professor de ciências, especificamente de química.

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Publicado

2019-05-14