A contextualização do ensino de química em artigos da revista Química Nova na Escola

Autores/as

  • Viviane Lopes Pazinato
  • Franciele Drews de Souza
  • Anelise Maria Regiani

Resumen

Esta pesquisa buscou analisar e compreender o que significa um ensino contextualizado em propostas pedagógicas e experiências de ensino, descritas em artigos publicados na Seção Relatos de Sala de Aula, da Revista Química Nova na Escola. Para tal, foram selecionados oito artigos do ano de 2011, analisados através da metodologia ATD - Análise Textual Discursiva. Foram encontradas quatro categorias emergentes, a saber: “A contextualização como abordagem de Temas Sociais”; “Contextualização e interdisciplinaridade: as relações existentes”; “Contextualizar requer estratégias metodológicas alternativas” e “A inserção de fatos e fenômenos do cotidiano do aluno na tentativa de contextualizar”. Ressalta-se um avanço nas visões do que seria a contextualização do ensino, uma vez que muitos autores(as) e pesquisadores(as) apontam críticas acerca das mesmas.

Publicado

2019-05-14