Grade curricular de química: problemáticas de conteúdo nas escolas de ensino médio em Humaitá - AM

Autores/as

  • Carolina Wagner
  • Luiz Eduardo Lima da Silva

Resumen

Este artigo consiste em uma análise sobre os conteúdos de Química que os professores do ensino médio do município de Humaitá, sul do Amazonas, não ministram no ano letivo. Para isso foram entrevistados professores da rede estadual de ensino do município, como também fora feito um levantamento sobre suas formações, tempo de atuação em sala de aula e o acesso aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Química fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que devem ser usados como critério para o planejamento da aula. Buscou-se também identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, sejam elas ocasionadas pelos discentes ou pela infraestrutura escolar. Tratou-se também dos conteúdos que os professores possuem pouco domínio, sendo assim, difíceis de ministrar. Verificou-se que os professores possuem um tempo de atuação pequeno, o que pode ser benéfico, pois abre espaço para a introdução de novas metodologias de ensino e uma didática mais aprimorada em sala de aula. Apesar de utilizarem o livro didático como “direcionador” do seu plano de aula ao longo do ano letivo, constatou-se uma significativa defasagem de todos os conteúdos que deveriam ser abordados, podendo implicar em diversos fatores negativos aos alunos, tendo como principal a dificuldade para o ingresso na universidade.

Publicado

2019-05-14