A implementação da educação ambiental como tema gerador nas escolas

Autores/as

  • Sabrina Suzan Gomes Pereira
  • Ismael Silva Lang
  • Adriano Antonio Silva

Resumen

Com a necessidade de possuirmos materiais cada vez mais duradouros, surgiu a “era dos plásticos” onde se consegue fabricar materiais provenientes de um polímero encontrado no petróleo com algumas características surpreendentes, uma delas é sua durabilidade. Tal característica torna-se um problema quando a fabricação e o uso desses materiais aumentam, fazendo assim com que o indivíduo compre novos modelos e descarte seus antigos. Esse ciclo gera um problema chamado “lixo sólido” que é descartado erroneamente na natureza, a mesma por sua vez não consegue absorver tal material, ficando assim milhares de anos até ser degradado. Dentro deste contexto, o objetivo principal desta pesquisa é divulgar a não utilização da Educação Ambiental (EA) nas escolas e ressaltar a importância dessa atividade nas mesmas. Participaram desta pesquisa 59 estudantes de uma escola pública de Rio Branco – AC, onde foram submetidos a um questionário com cinco pergunta sobre a EA em seu cotidiano. Os resultados obtidos demonstraram a não participação dos alunos em projetos de EA, e a não preocupação dos mesmos em participarem de uma sociedade com consciência ambiental. Deste modo é notável que essa EA precisa estar presente na escolarização do indivíduo, a escola tem um papel importante nessa educação, e deve despertar no estudante a preocupação com o meio em que ele está inserido.

Publicado

2019-02-13