Determinação de pH: utilização de materiais alternativos para ensino de química

Autores

  • Davi Lira Queiroz Universidade Federal do Acre
  • Adriel Castro Martins
  • Carromberth Carioca Fernandes

Resumo

Este estudo ressalta a importância da transposição didática para o ensino aprendizagem de química com a utilização de materiais alternativos. Utilização de materiais alternativos com a finalidade em realizar aulas experimentais sobre ácidos e bases. Utilizou-se vidros tipo penicilina e outros aparatos de fácil acesso, obteve-se extratos de plantas (flores), os mesmos foram utilizados para determinar o pH de dois produtos, vinagre (ácido) e da água sanitária (base). Todos os extrativos foram reativos com os produtos testados, os melhores resultados foram para os extrativos da Heliconia e da Pitanga, aos quais foram visualizados com pigmentações diferenciadas para cada caso.Conclui-se que as tonalidades das cores dos compostos em diferentes escalas de pH, tonando coloração intensa ou incolor com suas características para diferentes concentrações de íons H+ ou HO-.

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Publicado

2019-02-13