Ilha interdisciplinar de racionalidade na educação de jovens e adultos: uma experiência com a temática da automedicação

Autores

  • Karina Paes Delgado Universidade Federal de São Carlos
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-12

Resumo

Automedicação é uma temática importante na sociedade e pode ser relevante para contextualização nas aulas de química. Este trabalho apresenta um relato de experiência do planejamento e execução de uma sequência de ensino baseada na metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), proposta por Fourez (1997), pautada na Alfabetização Científica e Tecnológica, para a Educação de Jovens e Adultos. A proposta foi desenvolvida a partir da análise qualitativa das respostas dos estudantes a um questionário. Inicialmente, foi observado que os estudantes tiveram dificuldades no entendimento das atividades propostas, já que não estavam familiarizados com debates nas aulas. Porém, percebeu-se maior interesse e envolvimento da turma nas aulas de química e levantamento, por parte dos estudantes, de questões relacionadas ao dia a dia, que foram discutidas quimicamente e em conjunto durante as aulas.

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Publicado

2021-10-25