Energeia: Um jogo pedagógico para abordagem do conceito de energia à luz da teoria dos Perfis Conceituais

Autores

  • Renata Joaquina de Oliveira Barboza Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Soares da Silva, Salgadinho, Pernambuco, Brasil
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-11

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de jogo pedagógico intitulado Energeia, para o ensino e a aprendizagem do conceito de energia no ambiente escolar, a partir da Teoria dos Perfis Conceituais. Consideramos que os jogos pedagógicos são atividades que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem, pois podem despertar o interesse e a participação dos estudantes nas aulas. Trata-se de um jogo de cartas que apresenta situações contextuais envolvendo o conceito de energia, perpassando por modos de pensar referentes às seis zonas do perfil: energia como algo espiritual ou místico, energia funcional/utilitarista, energia como movimento, energia como algo material, energia como agente causal das transformações e energia como quantidade que se conserva.  Ao propormos situações contextuais no jogo Energeia, esperamos que os estudantes possam discutir o conceito de energia e associar os diferentes modos de pensar e formas de falar sobre o conceito aos contextos de maior valor pragmático.

Downloads

Publicado

2021-10-25