Ondas semânticas: variação de códigos semânticos em aulas de química

Autores

  • Danielle Guimarães de Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-9

Resumo

Este estudo buscar construir perfis semânticos a partir do conceito de gravidade semântica presente em uma das dimensões da Teoria do Código de Legitimação (TCL).  Os dados para esta análise foram obtidos durante aulas de química com estudantes do Ensino Médio e suas categorizações foram feitas a partir de diferentes níveis semânticos referentes ao conhecimento químico e as relações de contextualização/descontextualização presentes no discurso escolar. Os resultados indicam que a intenção do material possibilitou os movimentos entre os níveis semânticos presentes no discurso e a análise revelou diferentes variações nos perfis semânticos durantes as aulas com a formação de ondas semânticas, que possibilitam observar a construção do conhecimento ao longo do tempo, de modo que ainda se faz necessário melhorar as estratégias para potencializar a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2021-10-08