“Solos” uma prática metodológica interdisciplinar no ensino de química

Autores

  • Mayki Jardim Sivico Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-8

Resumo

O artigo elucida um projeto que foi realizado com base no convívio em uma escola da rede pública estadual de ensino situada no município de Nova Venécia, no Estado do Espírito Santo, com alunos da 1ª série do Ensino Médio. O projeto interdisciplinar surge com o objetivo de integrar os conhecimentos das disciplinas de química e geografia, a partir da temática “solos”. A pesquisa qualitativa teve sua metodologia estruturada com base nos três momentos pedagógicos contemplados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os resultados obtidos discorrem que a prática interdisciplinar no Ensino de Química possibilita tecer uma reflexão com base na vida cotidiana dos discentes, e realizar esse diálogo com os conhecimentos científicos mediados em sala de aula. Concluindo assim, que embora seja desafiador envolver a interdisciplinaridade no ambiente escolar, por meio do projeto foi possível que os alunos interagissem mais das atividades propostas e se vissem protagonistas do seu próprio conhecimento.

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Publicado

2021-10-08