Jogo lúdico passa ou repassa das cadeias carbônicas

Authors

Abstract

A química como matéria escolar apresenta dificuldade de cativar atenção dos alunos se trabalhada de forma meramente expositiva. Nos tradicionais conteúdos de química orgânica, geralmente trabalhados no 3º ano do Ensino Médio, as aulas tendem para metodologias baseadas na repetição e memorização de nomes e classificações de cadeias carbônicas. Contudo, professores juntamente com a gestão escolar podem buscar estratégicas diferentes para estimular o aprendizado dos alunos. Os jogos didáticos são um importante recurso no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem. O tradicionalismo precisa ser superado e os jogos lúdicos são opções para um ensino mais ativo, participativo e criativo. O objetivo deste trabalho é relatar a criação e utilização do jogo Passa ou Repassa das cadeias carbônicas em uma turma do 3º ano no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Por meio de questionários e pela avaliação da participação dos alunos, percebeu-se que o jogo é viável e que pode ser usado como forma complementar na didática do professor. Os alunos avaliaram a atividade como positiva e apontaram para a necessidade de mais práticas alternativas de ensino.

Published

2020-05-07

Issue

Section

Experience Reports