“Dominó geométrico”: uma ferramenta lúdica para o ensino de química sobre geometria dos pares de elétrons e geometria molecular
Abstract
Por várias décadas, muitos professores vêm utilizando apenas métodos tradicionais no ensino de Química, o que pode ser insuficiente, do ponto de vista teórico-metodológico. Desta forma, os estudantes se encontram desmotivados, e isso impede os mesmos de serem instigados a aprenderem mais e a pensarem como cidadãos críticos. Contudo, o professor poderia colaborar de maneira mais eficiente na construção do conhecimento, utilizando e/ou aprimorando recursos alternativos como forma de facilitar a aprendizagem dos seus educandos. Este trabalho relata a aplicação da adaptação do jogo dominó como uma metodologia alternativa para o ensino de geometria dos pares de elétrons e geometria molecular, visando estabelecer uma aprendizagem significativa através do ensino lúdico para estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Esse conteúdo é considerado difícil pelos estudantes, ficando estabelecida uma barreira no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi empregado como forma de consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos com uma atividade lúdica, e auxiliar na transposição dessa barreira. Para a realização da atividade, foi utilizada uma metodologia que apresenta como base a pesquisa – ação, juntamente à análise de um questionário semiaberto visando verificar a opinião dos estudantes sobre a importância dos jogos didáticos no Ensino de Química.