Whitehead e os elementos condicionantes de uma práxis pedagógica autêntica em ciências
Abstract
Quais os elementos de uma práxis pedagógica autêntica em Educação Científica? Essa é a inquietação que dá origem a esse trabalho. Para responder a esta pergunta buscamos na literatura do idealismo alemão, a literatura sobre metaciências e saberes docentes e focamos na obra de Whitehead, nosso autor principal, para defender alguns elementos que julgamos importantes no contorno de uma Educação Científica autêntica. Este trabalho analisa também os principais elementos da pedagogia de Whitehead, um autor relativamente pouco conhecimento no Brasil e pouco integrado ao ensino de ciências. Contemporâneo de John Dewer, autor muito conhecido no Brasil, Whitehead também defende o pragmatismo como filosofia. Entretanto, diferente do pragmatismo de Dewer, de origem social, e muito integrado ao Brasil, o pragmatismo de Whitehead inicia na ideia e não na ação. Defende o poder e a beleza das ideias, o combate as ideias inertes, ou seja, ideias sem efeito prático.Downloads
Published
2019-05-30
Issue
Section
Technical Notes