Experimentação em sala de aula: resultados de uma atividade simples realizada no nível médio para ensino de condutividade elétrica
Abstract
A química é uma das disciplinas do nível médio que apresenta um dos maiores índices de rejeição entre os alunos, principalmente por ser muito abstrata na sua interpretação e envolver o uso da matemática como ferramenta. Por outro lado, é uma ciência essencialmente fenomenológica, o que abre a possibilidade de usar experimentos como atividade pedagógica e como elemento motivacional, além de estimular a capacidade de interpretação e análise de problemas pelos alunos. Dentro da química, o conteúdo de eletroquímica é muito importante e apresenta vários tópicos que podem ser estudados por meio de experimentos. Deste modo, neste trabalho realizou-se um experimento simples e conhecido, com materiais baratos e de fácil acesso, para abordar condutividade de vários líquidos presentes em nosso cotidiano. A atividade foi realizada em uma turma do primeiro ano do nível médio de uma escola da rede privada do Rio de Janeiro. Os alunos ficaram muito motivados com a prática, que gerou uma discussão bastante enriquecedora para todos, servindo para dar ressignificados aos assuntos.