Orbital atômico: modos de conceituar e ensino
Abstract
Este trabalho teve como objetivo compreender os modos de conceituar orbital atômico por estudantes do Curso de Química de uma Universidade do Nordeste do Brasil, após seu ensino em disciplinas introdutórias de Química Geral e Química Orgânica. Adotamos como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural e os conceitos Matemático e Físico-Químico de orbital atômico, ambos empregados na Química e no Ensino de Química. Encontramos três modos de conceituar orbital atômico, os quais denominamos: modo Matemático, modo Físico-Químico, modo Híbrido. Houve predominância do modo Físico-Químico, supostamente pela maior influência do ensino da Química Orgânica, no qual é empregado. Também se pode supor que sua maior concretude contribua para a maior aprendizagem. Notamos a falta de clareza dos estudantes a respeito da existência de dois conceitos referentes ao termo orbital atômico. Aqueles que tinham percepção das características dos dois conceitos procuraram fundi-las no modo Híbrido de conceituar. Alguns estudantes revelaram pouco conhecimento do conceito. Tais resultados apontam a necessidade de mais atenção ao ensino introdutório do orbital atômico, de tornar explícita a existência de seus dois conceitos e da relação entre os mesmos.