A motivação para ser professor: aspectos quantitativos e qualitativos
Abstract
A relevância da educação é indiscutível para o avanço de qualquer nação. Porém, embora tal fato seja sabido, a profissão professor é ainda subvalorizada socialmente e economicamente. Entretanto, mesmo diante da dificuldade apresentada no atual contexto brasileiro, como é o caso do desmonte do pibid, temos jovens resistindo. Assim, na tentativa de compreendermos a motivação dos alunos para serem professores, essa pesquisa visou construir um questionário quantitativo para mensurar constructos motivacionais segundo a teoria da autodeterminação. Como resultado, obtivemos bons valores de consistência interna indicando a plausibilidade da análise das médias obtidas. Ademais, os valores determinados, nos levam a crer que os alunos que permanecem no curso de licenciatura o fazem, basicamente, por três pontos: reconhecimento da importância da profissão; percepção sobre uma missão de vida e prazer na atividade docente. Desse modo, sugerimos que o fortalecimento desses aspectos possa ser uma ferramenta relevante na luta contra a evasão acadêmica.