Modelos didáticos para o ensino de química: Atividade de dobraduras de papel dos sólidos geométricos como método de ensino dos hidrocarbonetos cíclicos
Abstract
Considerando a Química como ramo da ciência que apresenta uma linguagem própria, de nomenclaturaespecífica, e que transpor de maneira prática e objetiva os conteúdos desta área do conhecimento não é tarefa fácil, o objetivo deste trabalho visa oferecer possível estratégia e abordagem didática diferenciada, por meio de uma atividade lúdica no formato de dobraduras de papel moldadas nas estruturas dos sólidos geométricos, visando subsidiar o trabalho docente como proposta de atividade ao ministrar o conteúdo de Química Orgânica e sua aplicabilidade no cotidiano do aluno através de um paralelo ilustrativo entre a nomenclatura dos hidrocarbonetos cíclicos e as formas geométricasespaciais, propondo um modelo didático de baixo custo e de fácil acesso. Este trabalho teve caráter qualitativo envolvendo os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos sólidos geométricos da disciplina de matemática análogo aos compostos químicos orgânicos estudados na disciplina de química. E caráter de estudo de caso, uma vez que, para assegurar o sequenciamento das informações e a abordagem metodológica pertinente em cada atividade, a aula foi planejada e estruturada no modelo de sequência didática. Isto permitiu acompanhar, por observação direta, todas as atividades organizadas para o trabalho com o conteúdo de química orgânica.Resultando em contribuições positivas na compreensão dos fenômenos, teorias e termologias do próprio conteúdo caracterizado como complexo, corroborando com a desmistificação do ensino de Química maçante e cansativo e com um aprendizado mais significativo tanto para o aluno como para o professor na construção de saberes, partindo do que eles já sabem ou conhecemDownloads
Published
2019-02-13
Issue
Section
Experience Reports