Reutilização de óleos de cozinha na produção de sabão: uma abordagem temática potencializadora do ensino de química

Autores

  • Gabriel Barbacovi Zanella Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Shirani Kaori Haraguchi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriano Antonio Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.7.1-26

Resumo

Este trabalho relata uma sequência didática (SD) aplicada em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola pública, centrada na temática da produção de sabão caseiro para integrar o aprendizado químico com questões ambientais relacionadas ao descarte inadequado de óleos domésticos. O objetivo deste trabalho foi promover a autonomia educacional, incentivando os estudantes a se tornarem sujeitos ativos com uma mentalidade orientada para práticas sustentáveis. A SD seguiu princípios da abordagem dialógica e problematizadora e a perspectiva Ciência - Tecnologia - Sociedade. A metodologia incluiu a aplicação de questionários em três etapas para avaliar o impacto da prática. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes aprimorou sua compreensão sobre os conceitos envolvidos na produção de sabão e a reutilização de recursos, além de uma mudança positiva na percepção da importância da Educação Ambiental. A maioria expressou intenção de aplicar o aprendizado em casa, destacando a relevância prática da atividade. A experimentação reforçou a conexão entre teoria e prática, evidenciando a importância de práticas educativas que promovem autonomia e uma educação crítica e transformadora. Este trabalho fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade escolar, contribuindo para a conscientização ambiental e oferecendo potencial para melhorias socioeconômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-05-10

Edição

Seção

Relatos de Experiência