A importância da experimentação e dos Jogos no Ensino de Química com base na BNCC: A utilização do extrato de repolho roxo como indicador ácido-base para a verificação do pH e a utilização do jogo caça palavras
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.2-24Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar, em formato de relato de experiência, todas as ações produzidas no início dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculadas ao Subprojeto Química, na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Adalberto Sena, nas turmas de segunda série, no período de outubro a dezembro de 2022. Foi produzido ao longo dessas ações: experimentação utilizando o extrato de repolho roxo para conceituar funções Ácido - Base e Jogos educacionais: caça palavras e jogo da memória remetente ao objeto de conhecimento “compostos orgânicos”. Como resultado, destaca-se a boa adesão dos estudantes às ações, com resultados satisfatórios na resolução das atividades, indicando que a metodologia propiciou um ambiente facilitador para a aprendizagem dos objetos do conhecimento. A utilização das metodologias diversificadas, de acordo com os resultados obtidos, sugerem que os estudantes construíram uma visão mais contextualizada da Química, no que se refere à identificação de fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano, a classificação de compostos comuns no dia a dia, e seu comportamento e aplicação nos conceitos químicos, o que corrobora com a visão e os objetivos propostos Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Referência único do Estado do Acre.