Propriedades e mudanças no estado físico da matéria: aplicação de uma sequência de atividades no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.6.1-30Resumo
Esse trabalho teve como objetivo trazer um relato de experiência sobre a aplicação de uma Sequência de Atividades (SA) para explorar o tema propriedades e mudanças no estado físico da matéria com estudantes do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas com uma turma do 9º ano de uma Escola Estadual do município de Taipu, RN. A SA foi estruturada fundamentada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (TMPs) envolvendo etapas de problematização inicial (Atividade colaborativa “identificado os estados e mudanças da matéria”), organização do conhecimento (aulas dialógicas, discussões e elaboração de mapas mentais) e aplicação do conhecimento (elaboração de vídeos teórico-experimentais e divulgação em reses sociais). De modo geral, verificamos que a SA se mostrou potencialmente significativa para o processo da aprendizagem dos estudantes sobre a temática estudada, tornando-se eficiente para trabalhar conteúdos relacionadas a matéria, suas características, propriedades e processo de mudanças de estados físico em aulas de ciências na educação básica.