A química e o cientista na imaginação dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental: o desenho em destaque

Autores

  • Lucinéia da Penha Eduardo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mariuce Campos de Moraes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.1-22

Resumo

Este artigo evidencia como a Química e os cientistas são apresentados na imaginação de uma turma de crianças do 3º ano do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se do desenho como uma ferramenta na construção do saber, favorecendo uma aprendizagem ativa. Nesse sentido, o objetivo é dar acesso e verificar a visão imaginária da Química e dos cientistas apresentada por 8 estudantes do 3° ano do ensino fundamental. O uso do desenho relacionado com a Química, nos anos iniciais, mostrou que os estudantes têm habilidade com as pinturas de temas científicos bem como são bastante curiosos, entusiasmados e capazes tanto de expressar a dimensão experimental dessa ciência quanto de reconhecer parte da natureza como objeto de estudo nas aulas de ciências.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Científicos