Consciência ambiental de discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri

Autores

  • Maria Sanadia Alexandre da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Irineu Ferreira da Silva Neto Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
  • Ramira Araújo Rodrigues Silva Universidade Regional do Cariri
  • Bruna Barbosa Dias Ferreira Amaro Universidade Regional do Cariri
  • Mikaélla Batista Queiroz Universidade Regional do Cariri
  • Samara Alves de Alencar Universidade Regional do Cariri
  • Maria Arlene Pessoa da Silva Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.1-12

Resumo

Objetivou-se avaliar o nível de consciência ambiental dos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA). A pesquisa foi do tipo exploratória descritiva, realizada por meio de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário estruturado com 12 perguntas objetivas e discursivas sobre o comportamento e estilo de vida frente às questões ambientais de 40 alunos do I e IX semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da URCA. Os discentes supracitados têm demonstrado preocupação com o meio ambiente refletindo-se através de algumas ações, tais como: reuso do óleo de cozinha, uso adequado da água e da energia elétrica, buscam conhecer as questões relacionadas ao meio ambiente, uso correto das lixeiras coletoras seletivas, procuram se inteirar de fatos relacionados ao meio ambiente através das notícias, e praticam a reutilização de papéis usados. No entanto, diante da não participação em eventos ou em atividades ligadas às causas ambientais, não conhecimento da existência de projetos/programas na universidade, e não realização de coleta seletiva da maioria dos entrevistados, verifica-se que o nível de consciência ambiental ainda merece atenção. Desse modo, se faz necessário a adoção de ações que possibilitem uma maior contribuição para a preservação do meio ambiente.

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Científicos