Estudo da transposição didática em práticas de ensino de professores de ciências da natureza em uma escola estadual da mesorregião ocidental do Tocantins

Autores

  • Washington Luiz da Silva Instituto Federal do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal do Tocantins
  • Mary Lucia Gomes Silveira de Senna Instituto Federal do Tocantins
  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.5.1-3

Resumo

Neste artigo relata-se resultados de um estudo de transposição didática em práticas de ensino-aprendizagem de ciências da natureza. Priorizou-se a compreensão de como professores atuantes nas disciplinas desta área adaptam didaticamente as proposições da Base Nacional Comum Curricular-BNCC ao conteúdo do ensino e à necessidade de aprendizagem de seus alunos. O trabalho está fundamentado no aporte teórico da transposição didática/pedagógica do saber científico dentro do ambiente de aprendizagem. Para tanto, mobilizou-se o método qualitativo com pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e grupo focal com os professores de uma escola estadual de educação básica em uma cidade localizada na mesorregião ocidental do estado do Tocantins. O resultado do estudo indicou que os professores detêm conhecimentos limitados da BNCC. A transposição didática das proposições desta centrou-se prioritariamente no cumprimento das normas do plano de ensino em detrimento das práticas de ensino/aprendizagem. A ausência da diversidade de métodos de ensino prejudica a transposição/adaptação didática do conteúdo das ciências da natureza.

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Científicos