Elaboração de modelos das macromoléculas como ferramenta didática para o ensino da bioquímica

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DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-17

Resumo

Inserida nos cursos de saúde, biológicas e agrárias, a bioquímica aborda conceitos de biologia e química para estudar fenômenos nos organismos cuja compreensão prejudica-se pela quantidade de informações e necessidade de abstração do conteúdo. As ferramentas didáticas atuais são insuficientes para facilitar o entendimento, tornando-se necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas para visualização das estruturas. O objetivo do trabalho foi elaborar modelos das macromoléculas presentes nos seres vivos como ferramenta didática para o ensino da bioquímica e sua contribuição para formação discente. O trabalho foi desenvolvido com alunos cursando bioquímica em um curso de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Primeiramente, responderam um questionário para investigar conhecimentos prévios e divididos em grupos para confecção da macromolécula a ser apresentada ao final da disciplina. Após a culminância da atividade aplicou-se questionários sobre conteúdos bioquímicos e da prática realizada. Analisou-se as respostas qualitativamente. Inicialmente os discentes apresentaram desinteresse e poucos conhecimentos prévios. Adiante, perceberam correlação entre a disciplina e o meio, bem como a presença de conceitos anteriormente ausentes ou insipientes. A atividade foi satisfatória ao aprendizado, e aplicável na prática docente. O material confeccionado auxiliou no processo ensino-aprendizagem e ampliou metodologias de ensino existentes para abordagem do conteúdo da bioquímica.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência