Jogo Ligcart: aspectos visuais de um jogo didático para o ensino das ligações químicas

Autores

  • Robson Fágner Ramos de Araújo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.2-16

Resumo

Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar como os aspectos visuais de um jogo didático em química inorgânica, denominado LigCart pode contribuir para o ensino ou aprendizagem do conteúdo ligações químicas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem de natureza quali-quantitativo, utilizando-se a metodologia da pesquisa descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes do Ensino Médio integral técnico de uma escola estadual na cidade de Juru – PB. Para análise do jogo foi e aplicação de um questionário semi-estruturado desenvolvido via Google Forms na plataforma online, contendo cinco perguntas com objetivo identificar o entendimento e sugestões dos estudantes em relação aos aspectos visuais do material confeccionado com base nas categorias C1 (formas visuais não representativas) e C2 (formas visuais representativas). Os dados qualitativos foram examinados a partir da análise de conteúdo e quantitativos utilizando-se a estatística descritiva. Os resultados apontam para uma necessidade de análise dos aspectos visuais sobre os jogos didáticos pelos próprios estudantes no qual se destina o material, tanto das formas visuais não representativas quanto nas formas visuais representativos do material para o ensino de Química.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência