Desafios e possibilidades sobre o ensino de ondas para deficientes auditivos
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.4.1-2Resumo
Fomenta-se neste trabalho reflexões sobre os desafios e as possibilidades para o ensino de física para promover a inclusão e acessibilidade de estudante com Deficiência Auditiva (DA). Para isto foi elaborado uma sequência didática como exemplo de alternativas práticas para ensinar Física para este público, em específico na temática de ondulatória. Salienta-se que o presente trabalho foi elaborado com base nas dificuldades enfrentadas pela docente, uma das autoras do trabalho, com base na especificação de um de seus alunos. A proposta da sequência didática elucida ferramentas pedagógicas, tais como: AudioDescrição, vídeo com janelas com Libras, maquete e brinquedo mola maluca; que podem contribuir para compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes. Como resultado, apresenta-se as dificuldades e as alternativas para o ensino de Física com alunos DA, bem como apresenta-se um exemplo de como abordar a temática de ondas para DA dentro da sequência didática construída. Algumas reflexões sobre a questão da inclusão são feitas e ao final incentiva-se os docentes a trabalharem com DA sem temer, pois, algumas adaptações podem ser feitas a partir da proposta apresentada. Destaca-se também a importância de o professor buscar sempre melhorar e modificar as formas de apresentar os conteúdos, principalmente em turmas onde tem a presença de alunos com especificações, para assim não o desmotivar ou excluí-lo, explorando e aproveitando todos os sentidos dos alunos como exemplo: o tato e a visão, quando se trabalha com DA.