A química em favor do meio ambiente: descontaminando a água por técnica de eletrofloculação para o ensino da preservação ambiental

Autores

  • Débora Lima de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Macélia dos Santos Moraes Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-25

Resumo

O objetivo deste trabalho foi articular os conhecimentos químicos utilizando o experimento de eletrofloculação para sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente na descontaminação da água. Esta pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município de Coari-Amazonas/Brasil, em uma turma do 1º ano do ensino médio e apresentou abordagem de caráter qualitativa e quantitativa. O projeto foi dividido em 5 etapas: aplicação de questionário inicial; aula teórica sobre a temática; debate sobre o uso da eletrofloculação para a descontaminação da água; Atividade prática experimental e aplicação de questionário final. Os resultados demostraram que os alunos ainda não haviam estudado de forma interdisciplinar a aplicação de conteúdos teóricos no contexto da preservação ambiental e que a metodologia adotada contribuiu para alertar para questões ambientais. Conclui-se que trabalhar a temática da descontaminação da água por eletrofloculação em uma abordagem teórico-prática colaborou para a sensibilização dos discentes a respeito da aplicação de Química em benefício do meio ambiente.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Relatos de Experiência