Jogos no ensino de química: panorama dos trabalhos publicados na Revista Química Nova na Escola

Autores

  • Antonio Aparecido Vital Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Henrique Martarello Rezende Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Dentre as possibilidades de recursos didáticos que podem ser adotados nas aulas de química, os jogos são considerados potentes mediadores no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos. No entanto, estudos mostram que, apesar de crescente, há poucos trabalhos que discutem aspectos teórico-metodológicos para o desenvolvimento do lúdico nestas aulas. Motivados por esta constatação, este trabalho objetiva apresentar e analisar o que pesquisadores e educadores discutem a respeito de jogos na Revisa Química Nova na Escola no período de 2009-2020. A coleta de dados ocorreu por meio de uma varredura nos artigos publicados nesse período para identificar indícios que remetessem à temática. Nos 25 artigos levantados procuramos analisar informações relacionadas aos autores, conteúdos programáticos de Química desenvolvidos, níveis de ensino em que os jogos são trabalhados, tipos de jogos e seus objetivos pedagógicos. Identificamos que a discussão sobre jogos possui representatividade na revista, porém aqueles com características investigativas são pouco problematizados.

Downloads

Publicado

2021-10-25