Jogos no ensino de química: panorama dos trabalhos publicados na Revista Química Nova na Escola

Autores

  • Antonio Aparecido Vital Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruno Henrique Martarello Rezende Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-31

Resumo

Dentre as possibilidades de recursos didáticos que podem ser adotados nas aulas de química, os jogos são considerados potentes mediadores no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos químicos. No entanto, estudos mostram que, apesar de crescente, há poucos trabalhos que discutem aspectos teórico-metodológicos para o desenvolvimento do lúdico nestas aulas. Motivados por esta constatação, este trabalho objetiva apresentar e analisar o que pesquisadores e educadores discutem a respeito de jogos na Revisa Química Nova na Escola no período de 2009-2020. A coleta de dados ocorreu por meio de uma varredura nos artigos publicados nesse período para identificar indícios que remetessem à temática. Nos 25 artigos levantados procuramos analisar informações relacionadas aos autores, conteúdos programáticos de Química desenvolvidos, níveis de ensino em que os jogos são trabalhados, tipos de jogos e seus objetivos pedagógicos. Identificamos que a discussão sobre jogos possui representatividade na revista, porém aqueles com características investigativas são pouco problematizados.

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Publicado

2021-10-25