Sala de aula invertida: uma abordagem para o ensino de isomeria óptica através do contexto da suplementação proteica
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-26Resumo
Visando a superação de práticas pedagógicas com enfoque predominantemente tradicional no ensino de ciências, novas abordagens de ensino passam a ganhar destaque no cenário educacional como o uso da sala de aula invertida, uma metodologia ativa. Neste sentido, este trabalho visou a utilização desta metodologia na introdução de aspectos da isomeria óptica, através da temática de suplementação proteica, em turmas do 3º ano do ensino médio. A proposta envolveu a gravação, edição e compartilhamento de mídia audiovisual com estudantes, além da aplicação de exercícios e de uma situação-problema envolvendo o contexto da manutenção da saúde física e a suplementação proteica que ocorre para quem pratica atividades em academias. Os estudantes desenvolveram ativa participação no processo de ensino e aprendizagem, compreendendo novos conceitos científicos, bem como mobilizando outros conhecimentos prévios. Constata-se, desta forma, a relevância da sala de aula invertida como metodologia ativa na promoção de uma visão crítica e flexível do conhecimento.