A elaboração de jogos didáticos na formação inicial docente: conectando saberes na prática como componente curricular
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-25Resumo
O jogo didático é uma ferramenta de ensino que pode auxiliar os estudantes na aprendizagem em Química, aliando as funções lúdica e educativa no ambiente escolar. Este trabalho foi desenvolvido durante a Prática como Componente Curricular (PCC) realizada na 5ª fase do curso de Licenciatura em Química/IFSC - Câmpus Criciúma/SC. Elaborou-se um jogo didático do tipo Role-playing game (RPG) denominado “Química na Guerra”, como proposta para aplicação com estudantes do ensino médio. Além de abordar conhecimentos referentes à Química Orgânica, também apresenta aspectos relacionados à Educação Ambiental em um contexto histórico, buscando o protagonismo dos estudantes frente às situações apresentadas ao longo do jogo. A atividade desenvolvida contribuiu para a formação inicial dos acadêmicos, pois além de estudarem os referenciais teóricos relativos aos jogos didáticos no ensino de Química, elaboraram, validaram e socializaram com a comunidade acadêmica e externa o jogo desenvolvido, visando sua futura utilização na educação básica.