A elaboração de jogos didáticos na formação inicial docente: conectando saberes na prática como componente curricular

Autores

  • Caroline de Souza Baldessar Instituto Federal de Santa Catarina
  • Ingrid de Avila Gonçalves Instituto Federal de Santa Catarina
  • Joaquim José Xavier Pascal Instituto Federal de Santa Catarina
  • Paulo Sergio da Silva Instituto Federal do Paraná
  • Thaís Rios da Rocha Universidade Aberta do Brasil, Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-25

Resumo

O jogo didático é uma ferramenta de ensino que pode auxiliar os estudantes na aprendizagem em Química, aliando as funções lúdica e educativa no ambiente escolar. Este trabalho foi desenvolvido durante a Prática como Componente Curricular (PCC) realizada na 5ª fase do curso de Licenciatura em Química/IFSC - Câmpus Criciúma/SC. Elaborou-se um jogo didático do tipo Role-playing game (RPG) denominado “Química na Guerra”, como proposta para aplicação com estudantes do ensino médio. Além de abordar conhecimentos referentes à Química Orgânica, também apresenta aspectos relacionados à Educação Ambiental em um contexto histórico, buscando o protagonismo dos estudantes frente às situações apresentadas ao longo do jogo. A atividade desenvolvida contribuiu para a formação inicial dos acadêmicos, pois além de estudarem os referenciais teóricos relativos aos jogos didáticos no ensino de Química, elaboraram, validaram e socializaram com a comunidade acadêmica e externa o jogo desenvolvido, visando sua futura utilização na educação básica.

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Publicado

2021-10-25