Fritz Haber e o equilíbrio químico: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-22Resumo
Este relato de experiência, apresenta os resultados de uma vivência didática na escola campo do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), em que se propôs desenvolver o Ensino de Química por meio de uma perspectiva histórica. Sendo assim, foram implementadas aulas que envolviam os feitos do cientista Fritz Haber e o conteúdo de equilíbrio químico. No planejamento adotou-se o livro paradidático “A colher que desaparece” e como estratégias foram eleitos um vídeo e um experimento demonstrativo. Para avaliar a aprendizagem dos estudantes, foi proposto que os discentes realizassem a construção de imagens que representam o equilíbrio químico. Implementou-se as aulas em três turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, nas aulas de química, como uma atividade da disciplina de ECS. Nos resultados identificou-se que os estudantes se envolveram e apreciaram a abordagem histórica, bem como o experimento e a avaliação, visto que permaneceram atentos às explicações e demonstraram empenho no desenvolvimento das atividades. Além disso, considera-se a partir das imagens construídas pelos discentes, que eles conseguiram compreender os conceitos desenvolvidos na aula como, por exemplo, a reversibilidade das reações. Essa experiência didática inspirou a construção de um estudo de caso envolvendo a temática e a História da Ciência.