Fritz Haber e o equilíbrio químico: um relato de experiência

Autores

  • Eduarda Boing Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Keysy Solange Costa Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Luiza de Faria Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este relato de experiência, apresenta os resultados de uma vivência didática na escola campo do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), em que se propôs desenvolver o Ensino de Química por meio de uma perspectiva histórica. Sendo assim, foram implementadas aulas que envolviam os feitos do cientista Fritz Haber e o conteúdo de equilíbrio químico. No planejamento adotou-se o livro paradidático “A colher que desaparece” e como estratégias foram eleitos um vídeo e um experimento demonstrativo. Para avaliar a aprendizagem dos estudantes, foi proposto que os discentes realizassem a construção de imagens que representam o equilíbrio químico. Implementou-se as aulas em três turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, nas aulas de química, como uma atividade da disciplina de ECS. Nos resultados identificou-se que os estudantes se envolveram e apreciaram a abordagem histórica, bem como o experimento e a avaliação, visto que permaneceram atentos às explicações e demonstraram empenho no desenvolvimento das atividades. Além disso, considera-se a partir das imagens construídas pelos discentes, que eles conseguiram compreender os conceitos desenvolvidos na aula como, por exemplo, a reversibilidade das reações. Essa experiência didática inspirou a construção de um estudo de caso envolvendo a temática e a História da Ciência.

Downloads

Publicado

2021-10-25