Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de eletroquímica no ensino médio

Autores

  • Adryele da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Alécia Maria Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Jeisa Tainara Schaefer Salgado Colégio Estadual Período Integral Polivalente Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida, Uruaçu, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-13

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletroquímica vem sendo um desafio no ensino de química, e ao acompanhar alunos do ensino médio de uma escola pública, docente e pibidiano propuseram um projeto, que envolveu, o diagnóstico, a experimentação e a avaliação do aprendizado. Durante o diagnóstico foram aplicados, um questionário e um jogo, e em ambos os casos, constatamos as dificuldades que os alunos possuíam em identificar as espécies oxidantes e redutoras, o fluxo de elétrons e a representação das reações por equações e até mesmo de compreender o fenômeno de produção de energia nas pilhas. Com isso, exploramos a experimentação para relacionar a teoria com a prática. E para a avaliação do aprendizado, os alunos apresentaram diferentes experimentos, no qual verificamos uma significativa melhora, uma vez que eles pesquisaram e planejaram a atividade experimental para explicar aos colegas, com isso puderam fixar melhor o conteúdo.

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Publicado

2021-10-25