A educação sexual no ensino de química: uma análise da produção na Revista Química Nova na Escola

Autores

  • Joice Hinkel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rhaysa Terezinha Gonzaga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina dos Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.4-8

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar como a educação sexual no ensino de Química é tratada em artigos da revista Química Nova na Escola (QNEsc) de modo a apresentar reflexões sobre a abordagem da temática em processos de ensino e aprendizagem. A análise dos artigos, feita qualitativamente, considera também a maneira como o assunto é abordado no processo de ensino e aprendizagem de Química e reflexões acerca da relação da educação sexual com a atual conjuntura política do nosso país. A revista QNEsc foi analisada na íntegra e os trabalhos foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram duas categorias, a primeira trata do processo de ensino e aprendizagem de educação sexual sinalizando a necessidade de um olhar mais amplo não restrito à dimensão puramente anatômica. A segunda categoria ressalta potencialidades e limites da educação sexual no ambiente escolar destacando a importância de não reduzir a temática a aspectos unicamente conceituais e a valorização de fatores de ordem social.

Downloads

Publicado

2021-10-25