Uso do aplicativo “moléculas” para o ensino de geometria molecular: uma abordagem na perspectiva do mobile learning
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.4-4Resumo
Visualizar moléculas em três dimensões é um dos obstáculos para aprender alguns conceitos químicos, devido à abstração necessária. Esta pesquisa buscou a avaliar uma proposta de ensino de química, sob a concepção do mobile learning (aprendizagem móvel). Deste modo, foram lecionadas aulas sobre geometria molecular, participando 45 estudantes do primeiro ano do ensino médio. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários e analisados a partir da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, notou-se que os alunos consideraram positivo o uso do celular nas aulas e que isso melhorou a aprendizagem. Ainda foi constatado pelos estudantes que o aplicativo adotado melhorou a compreensão do conteúdo e que a metodologia foi boa ou ótima. Observou-se maior motivação e interesse para as atividades com o uso do celular. Este estudo oferece boas perspectivas para a realização de mais pesquisas nesta temática.