Radioatividade: o uso de role-playing game como estratégia para o ensino de química na educação básica

Autores

  • Caio Cesar Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilmene Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-14

Resumo

Se faz muito importante que os estudantes assumem o papel de protagonistas do processo de aprendizagem para assim construir o seu próprio conhecimento através da solução de situações problemas. Dentre as novas metodologias de aprendizagem ativa um tipo de jogo tem se destacado, o role-playing game (RPG). Conhecido como jogo de interpretação de papeis, no RPG os jogadores interpretam personagens imersos num determinado universo. A radioatividade foi escolhida como tema abordado pelo RPG, tanto por estar no currículo base do estado do Espírito Santo, como pela curiosidade dos alunos sobre o tema. O processo de construção do jogo levou os alunos a questionarem suas posições, pesquisarem a veracidade das informações, construírem seus argumentos científicos além de trabalhar fatores socioemocionais na turma.

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Publicado

2021-10-08