A abordagem da educação ambiental nos técnicos integrado ao ensino médio do campus Palmas do Instituto Federal do Paraná: dos documentos oficiais à disciplina de química

Autores

  • Jhulli Maria da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • João Paulo Stadler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-4

Resumo

Compreender como a Educação Ambiental está presente nos cursos de nível médio é relevante considerando a importância desse tema na formação do cidadão crítico em relação aos problemas e soluções ambientais que perpassam a relação do ser humano com a natureza. Nesse sentido, este estudo se propôs a analisar, por meio da análise de conteúdo, como elementos de Educação Ambiental presentes nos projetos pedagógicos de curso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no campus Palmas do Instituto Federal do Paraná assemelham-se aos encontrados nos documentos que regem a Educação Básica. Por meio da análise, foi possível perceber diferenças na frequência e na abordagem empregada, indicando necessidade de aprofundamento de estudos sobre como a Educação Ambiental é efetivamente incluída em sala de aula e como os professores compreendem sua inclusão nos currículos.

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Publicado

2021-10-08