Ensino de combustíveis em uma perspectiva CTS: análise de uma proposta didática aplicada em uma instituição de ensino da educação básica do Distrito Federal

Autores

  • Lucas Almeida Alencar Professor da Educação Básica do Distrito Federal, Doutorando em Educação em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.3-3

Resumo

RESUMO

O movimento CTS abarca objetivos de levantar reflexões acerca de implicações dos avanços da ciência e da tecnologia na sociedade e tem se ampliado na área da educação. Dessa forma, discutir apenas conteúdos conceituais das disciplinas de ciências da natureza em caráter tradicional se distancia dos reais objetivos da educação. Este trabalho pretende analisar o desenvolvimento de uma proposta didática aplicada em uma turma de 1ª série em uma instituição de ensino privada do Distrito Federal envolvendo a temática combustíveis. O delineamento metodológico que norteou esta proposta foram os Propósitos Educacionais e os Parâmetros CTS. Discutem-se algumas implicações e potencialidades da proposta didática. Os resultados apontaram um aumento da capacidade argumentativa e uma maior participação social, embora tenha identificado limites quanto aos diferentes impactos sociais dos combustíveis modernos e algumas operações matemáticas envolvendo comparativos entre o poder calorífico de diferentes combustíveis.

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Publicado

2021-10-08