Formação continuada de professores de química: uma pesquisa bibliográfica nos anais do ENEQ

Autores

  • Taíris Aparecida da Silva Universidade Federal do ABC
  • Robson Macedo Novais Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-38

Resumo

Neste trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática “formação continuada de professores de Química” nos anais dos encontros nacionais de ensino de Química (ENEQ) realizados nos anos de 2016 e 2018. Trata-se, portanto, de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, na qual utilizamos três critérios para seleção e organização dos trabalhos: (i) busca por palavras-chave de interesse, (ii) análise qualitativa dos títulos e (iii) leitura dos resumos. De um total de 290 trabalhos que abordam a formação de professores, apenas 18 tratavam especificamente sobre a formação continuada de professores, o que sugere uma maior valorização de pesquisas voltadas para a formação inicial de professores em detrimento da formação continuada. Desse modo, advogamos para que novas pesquisas sobre a formação continuada de professores de Química sejam realizadas e divulgadas, de modo a oferecer subsídios para orientar ações formativas voltadas para professores de Química em exercício.

Downloads

Publicado

2021-09-25