A arte e a criatividade em uma atividade de formação continuada de professores de química

Autores

  • Matheus de Castro e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Penha Souza e Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-34

Resumo

É desejável que a formação de professores de Química busque integrar conhecimentos e atividades para a discussão dos conceitos científicos. Segundo Hadzigeorgiou (2016), as atividades de sala de aula estão integradas à criatividade: fundamental para o ensino de ciências. Este trabalho investigou de que forma a Arte pode integrar atividades de formação continuada de professores de Química. Para isso, analisamos um conjunto de atividades realizado por dez professores de Química do ensino básico, no qual teriam que representar um elemento químico por meio de um desenho humanoide, inspirado na obra de Yorifuji (2013). A partir das análises, concluímos que a formação de professores de Química pode integrar práticas envolvendo outros conhecimentos, como o desenho e a arte. A criatividade e a imaginação, muitas vezes segregadas dos conceitos científicos, podem contribuir para a discussão da Química de forma lúdica, participando da formação continuada dos professores.

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Publicado

2021-09-25