Proposta de ensino baseada na abordagem do tema 'Drogas' com um grupo de estudantes do ensino médio

Autores

  • Willian Clemente dos Passos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mateus Hammes Clasen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Passos Sá Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-25

Resumo

Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir de um projeto de ensino desenvolvido em uma escola pública situada no município de Florianópolis - SC. O estudo foi realizado em duas etapas principais: 1) Identificação do tema gerador, por meio do processo de investigação temática, e a consequente elaboração do projeto intitulado “A incidência do consumo de drogas nas escolas”; 2) Aplicação do projeto em uma turma de 22 alunos do terceiro ano do ensino médio. Os resultados obtidos indicaram, dentre outros aspectos, que a utilização de temas geradores favoreceu o processo de ensino aprendizagem de química, assim como propiciou a ocorrência de momentos de debates e discussões em sala de aula, sobre questões sócio-políticas relevantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.

Downloads

Publicado

2021-09-25