A experimentação no ensino de cinética química: buscando indícios da aprendizagem significativa

Autores

  • Diogo Ricardo Gaspar Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Passos Sá Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-23

Resumo

A experimentação no ensino de química é, sem dúvida, muito importante na construção de conceitos científicos, sendo uma prática formativa favorável à aprendizagem. Este trabalho objetiva traçar reflexões acerca da importância da experimentação no processo de aprendizagem, a partir de uma intervenção didática que compreende os conceitos básicos de Cinética Química, com enfoque na influência dos fatores que alteram as velocidades das reações. Para isso, foram planejadas várias ações, dentre elas, atividades experimentais. O minicurso ministrado buscou discutir com os alunos alguns conceitos concernentes à velocidade das reações químicas, a partir da realização de experimentos. A proposta foi aplicada com 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio regular. Os resultados sinalizam para a boa receptividade da proposta pelos alunos e apontam que, apesar dos indícios de aprendizagem significativa observados nas respostas dos alunos, também foram verificados elementos que sinalizam para a ocorrência de aprendizagem mecânica, baseada na memorização.

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Publicado

2021-09-25