Aula de campo como ferramenta de educação ambiental: vivências no projeto Xingó, Piranhas-AL

Autores

  • Jeneffe Ferreira dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Araújo Sá Universidade Federal de Pernambuco
  • Mateus Henrique da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Wellington Júnior Lucena da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Leandro de Lima Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Giselly Milena da Cunha Correia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-21

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi discutir a importância das aulas de campo como ferramenta para abordagem de educação ambiental, tendo como base o projeto Xingó, Piranhas, Alagoas. Assim, a partir do pressuposto da sua relação com a cultura é importante a inserção no dia a dia de uma comunidade escolar. Visto que, tende a contribuir para mudanças de hábitos e costumes das pessoas. E assim, levando-as a tomada de decisões sadias para o seu ambiente de convívio, além de proporcionar um desenvolvimento sustentável da sociedade. A coleta de dados aconteceu a partir de questionários com licenciandos participantes da atividade, entrevistas com moradores da cidade e visitas a espaços que fazem parte da história da referida cidade. Observou-se a partir destas análises que houve uma mudança de percepção ambiental nos licenciandos, pois vivenciaram os impactos e benefícios na cultura local a partir da implementação do projeto Xingó.

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Publicado

2021-09-25