Uso de cordéis no ensino de química por meio de uma abordagem contextualizada com o cangaço nordestino
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-19Resumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação de cordéis elaborados por estudantes da educação básica através da temática cangaço e a química. O cangaço nordestino foi utilizado para aproximar o aluno com situações próximas da sua realidade. Foi elaborada uma oficina temática intitulada “a química do cangaço”, que foi aplicada em diferentes escolas da educação básica no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus de Itabaiana. Como resultado das aplicações, os alunos elaboraram cordéis que apresentam trechos com termos referentes a linguagem química (como: “água sem gás”, “fenolftaleína”, “reação química”), aspectos históricos/culturais que retrata a vida e história dos cangaceiros e versos que remetem expressões artísticas do cangaço (como: xilogravuras e versos ligados aos personagens como algo folclórico). Dessa análise, observou-se que os alunos utilizaram expressões da química para explicar fatos da vida dos cangaceiros, entretanto, ainda ficaram em um nível inicial na discussão.