O estágio como pesquisa sobre a própria prática em ensino de química: as abordagens metodológicas dos licenciandos

Autores

  • Leila Inês Follmann Freire Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jordana Maria Lopes Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.2-18

Resumo

Este trabalho visa identificar as características metodológicas das pesquisas sobre a própria prática em ensino de química (PSPP-EQ) desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no ano de 2016 que estão presentes no resultado do projeto final dos estagiários do referido curso. Esta investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e documental, realizada em 14 artigos resultantes das atividades do estágio supervisionado da Licenciatura em Química da UEPG no ano de 2016, desenvolvida com o suporte da análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma interação entre elementos clássicos da pesquisa e do ensino na escola básica, com um olhar próprio do ensino de química, além da abordagem de conteúdos em que os licenciandos têm maior domínio conceitual.

Downloads

Publicado

2021-09-25