Aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de química: as vozes verbais e as metáforas gramaticais
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.2-16Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado dedicada a investigar possíveis manifestações de tensões entre aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de Química, a fim de compreender aspectos da relação entre a aprendizagem em Ciências e o processo de apropriação da linguagem científica. Especificamente, neste trabalho analisamos ocorrências de quatro marcas textuais em relatórios técnicos produzidos por estudantes de um curso técnico em Química: o emprego das vozes verbais e o de metáforas gramaticais. A pesquisa possui duas etapas fundamentadas, metodologicamente, na Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam a coexistência das três vozes verbais analisadas e, em menor frequência, a ocorrência da nominalização de procedimentos, processos e ações. Acreditamos que essa análise poderá contribuir para a compreensão dos processos de apropriação da linguagem científica na aprendizagem em Ciências por estudantes da educação profissional técnica de nível médio.