Concepções de licenciandos do curso de química sobre os princípios do movimento CTSA: uma reflexão nos currículos de formação docente

Autores

  • José Ewerton da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sarah Emanuele Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Amilton da Silva Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula Souza Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.4.1-5

Resumo

É de suma importância que os professores da educação básica estejam capacitados para atuarem numa perspectiva CTSA, pois poderão, assim, proporcionar aos  estudantesda educação básica uma formação cidadã, permitindo-lhes se posicionar de forma crítica e reflexiva diante de questões que venham a se deparar em seu contexto social. Diante disto, o presente trabalho visou investigar as concepções dos graduandos sobre os princípios do movimento CTSA no Ensino de Química. A coleta de dados da pesquisa foi realizada através da análise documental dos PPCs dos cursos, bem como pela aplicação de questionários aos licenciandos de Química de duas Instituições de Ensino Superior. Nos projetos pedagógicos dos cursos, percebe-se que os componentes curriculares são contemplados com aspectos que contribuem para a formação docente nessa perspectiva, no entanto, os discentes ainda apresentam dificuldades no que diz respeito à compreensão e utilização da abordagem.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Artigos Científicos