O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para a experimentação no ensino de química: uma proposta usando sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.29327/269504.3.1-18Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a realização de experimentos como ferramenta facilitadora no Ensino de Química. Para tanto, apresenta-se a proposta de utilização de experimentação virtual no software PhET e a organização de tais atividades em Sequências Didáticas e roteiros experimentais, tendo como propósito o auxílio para o professor de Química em seu planejamento. Para o desenvolvimento da proposta, discorre-se sobre as características do Ensino Química, o papel da experimentação e as possibilidades e limitações oferecidas pelos ambientes virtuais e aplicação desse recurso. No âmbito da experimentação e simulações, discute-se também a utilização e a organização de Sequências Didáticas e roteiros experimentais para o desenvolvimento de tais atividades experimentais virtuais com vistas ao melhor aproveitamento de suas potencialidades criando um ambiente de participação ativa dos estudantes. Como resultado, apresenta-se, como modelo, uma Sequência Didática acompanhada de roteiro experimental de uma atividade experimental virtual utilizando o software PhET para o conteúdo de soluções.